sábado, 9 de fevereiro de 2008

ok, vamos falar de arte.



Ai ai esses conceitos relativos, totalmente subjetivos.
Tão culto ao dizer apreciar a arte("Úh!"). Mas cá entre nós, arte por arte me parece ser um termo ao qual as pessoas resolveram adotar para reverenciar algumas de suas atividades - inclusive as que até então seriam criticadas ou motivo de chacota por serem estúpidas, imprudentes, ilegais ou infantis. A partir do momento que passam a chamar de "arte" uma cambada de imbecis passa a dar outro valor.
É como Nestor dizia: "só existe um idiota porque existem vários idiotinhas".
Eu? Cabeça Fechada, conservadora?!
Pois bem, ontem estive num "festival de arte" que apesar de constar em sua programação galerias de imagem e vídeo, dança, artes plásticas e cênicas, teve como maior atração(se não a única) e inclusive a grande surpresa do festival a exposição da arte de atrasar eventos. Um espetáculo, eu diria.
Mas enfim, digamos que eu tive azar por ser o dia de estréia e que hoje tenha sido melhor, vou provar por números a minha teoria do conceito de arte.
Orkut, maior site de relacionamentos da internet; Procure comunidades com "é arte":

- Dormir é uma arte (298.448 membros)
- Futebol é Arte! (85.362 membros)
- Ser Patty é uma arte (30.777 membros)
- Empinar e arte (21.783 membros)
- Andar de salto alto é uma arte (15.279 membros)
- Siririca é uma arte (8.972 membros)
- Humilhar com classe é arte! (10.554 membros)
- Pixar é arte correr faz parte (6.785 membros)
- TURBO É ARTE, RACHA FAZ PARTE. (7.840 membros)
- Morgar é uma Arte (4.485 membros)
- Beber é uma arte Cair faz Part (3.758 membros)
- Arrotar e uma Arte ! (3.708 membros)
(...)

enfim, por mais "engraçado" que isso possa parecer quando você se adiciona numa porcaria dessas, algumas pessoas mais dementes ainda chegaram a crer que há algo realmente talentoso nisso que deva inclusive ser levado em consideração.
Ora, só nesses poucos que eu coloquei aí eu diria que pelo menos uns 500 mil (arredondando pra menos) já devem ter dito uma ou duas vezes "isso é arte"


Tem quem ganhe bastante dinheiro com esse tipo de idiotice... Inclusive hoje assisti um episódio de um série que apontava bem isso, era uma galeria de telas em que o tão estimado artista fazia nada menos que pintura de vaginas e explicava a profundidade de cada uma delas ¬¬

acredito que esse post seja exatamente o enredo do que eu acredito que não seja arte. Ele continua; e da proxima vez definirei por meu olhos o que arte significa e a diferença dos artistas e arteiros.

Nenhum comentário: