segunda-feira, 30 de agosto de 2010

ClosePuppyFactories.org



Se Uma campanha de conscientização já é um desafio, imagina quando não tem grande repercussão na mídia e ainda por cima quando a mesma não deseja que essa mensagem seja divulgada, infelizmente esse é o caso Puppy Factories. 


As "fábricas de filhotes" são locais afastados dos centros urbanos onde centenas de cães de raça são confinados para gerarem filhotes que, por sua vez, irão "abastecer" os inúmeros pet shops do país. Funcionam em um esquema industrial, muitas vezes com gaiolas em cima das outras, aos montes, com os animais largados em condições de espaço e higiene que não fariam feio aos campos de concentração nazista. 



As fêmeas vão parindo a cada ciclo, sem descanso. Quando já não exibem condições para tanto, tornando-se inúteis para a "fábrica", são descartadas, liberando espaço na gaiola pra outras mais produtivas. As mais sortudas vão para leilões. Outras, de tão desgastadas, após várias crias, são sacrificadas por ali mesmo. Assistência veterinária? Pra quê? Gasto demais, ora essa. 



Por causa disso, associações de defesa dos animais, além de denunciarem esses empreendimentos - que não possuem autorização legal para funcionar -, promovem também campanhas, como essa, que procuram desestimular a compra de cães nos pet shops, através da conscientização do público sobre a origem desses animais.


Nesse anúncio podemos ver uma espécie de comercial duplo, pois de uma primeira impressão parece mostrar cães saudáveis e felizes, brincando em um ambiente que é imediatamente reconhecível como um clichê de publicidade, e em seguida, desafia-se a idéia  sobre o nosso público, de onde muitos desses cães podem realmente vir. 
A primeira etapa da campanha de outdoor foi até por vários dias antes que revelou a imagem dos cães enjaulados para o restante da compra de mídia.

O primeiro passo é a informação, o que vem depois é por sua conta.


RSPCA: closepuppyfactories.org

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